quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Preservação Ambiental






O que é o Programa Cuide do Verde

O Programa Cuide do Verde visa estabelecer uma parceria entre a Iniciativa Privada e o Governo Municipal. A parceria incentiva que o adotante implante, revitalize e faça a manutenção de uma área verde da cidade e, em contrapartida, o mesmo poderá explorar o espaço através de publicidade de acordo com as normas pré-estabelecidas.

ONDE

As praças, jardins, canteiros centrais, parques, logradouros públicos e avenidas da cidade são espaços públicos que podem ser adotados neste programa. Todas as áreas verdes da cidade pertencentes à Prefeitura Municipal de Betim estão disponíveis para adoção exceto, os espaços das empresas e cidadãos que chegarem primeiro e que já adotaram o espaço.

COMO

Ao adotante cabe manter as áreas verdes bem limpas e cuidadas. À Prefeitura cabe o desenvolvimento do projeto de implantação ou reforma, apoio técnico e permissão para colocação de placa no local adotado, divulgando a parceria numa gestão compartilhada da Cidade de Betim.

QUEM

Qualquer cidadão, associação de bairros, escola, estabelecimento bancário, comércio, sindicato, empresa, indústria, órgão público, ong pode participar. Todas as pessoas físicas ou jurídicas podem firmar parcerias com a Prefeitura de Betim no Programa Cuide do Verde.

POR QUE

As empresas que participam do Programa Cuide do Verde estão valorizando suas marcas com atitudes legítimas, que ultrapassam a simples publicidade através do marketing ambiental.
São empresas cidadãs, que contribuem para o bem estar da sociedade e do meio ambiente na qual se inserem. Com esta iniciativa, a empresa associa seu nome a belas áreas de convívio, criando referências para os consumidores dos bairros e atraindo visitantes para o município.
Todos podemos ser agentes de mudança na melhoria da qualidade de vida do meio urbano com ética e responsabilidade ambiental solidária.

QUANTOS

Atualmente os grandes centros urbanos do Brasil implantaram programas de adoção de espaços verdes públicos, em Belo Horizonte (MG) são cerca de 200 áreas adotadas e em Campinas (SP) 110.

Coleta Seletiva


A Coleta Seletiva - Secos e Úmidos orienta a população a separar o lixo úmido (restos de comida, cascas de alimentos, lixo de banheiro) do lixo seco (metais, papéis, plásticos, vidros). O programa visa promover a separação correta do lixo através de campanhas de mobilização e educação ambiental que vão atingir todas residências, comércios, serviços, indústrias e demais geradores de resíduos.
Um dos objetivos é reduzir o volume de lixo coletado na cidade para aumentar a vida útil do aterro sanitário, promover o não-desperdício e o uso racional dos materiais através da reciclagem dos resíduos comuns, o que resultará em melhoramento da qualidade de vida da população e proteção do meio ambiente, já que o lixo é considerado hoje um grande poluidor e um dos maiores causadores de doenças.
O grande diferencial do programa é o seu fim social. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Cleide Pedrosa, a coleta garante renda para famílias que trabalham com o lixo, pois o lixo seco (aquele que pode ser reciclado) será encaminhado para o galpão da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Betim (Ascapel), onde será separado e comercializado com as empresas recicladoras.
De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, a coleta seletiva está sendo muito bem aceita pela população, tendo em vista que em 2002 foi lançado o programa Tal & Prosa (Trate adequadamente o lixo e promova a saúde), que, em parceria com a Secretaria de Saúde, levou informações aos moradores de Betim sobre como lidar com o lixo no dia-a-dia. Esta também é a opinião da empregada doméstica Sebastiana Rodrigues, que trabalha no bairro Espírito Santo e que, desde o ano passado, separa o lixo seco do úmido em sua própria casa e na casa de seus patrões. ¿É muito bom porque, separando, a gente consegue diminuir o volume de lixo, além de ajudar as pessoas, porque nós damos todo o lixo seco para os catadores que passam pedindo. Agora, o caminhão da Prefeitura fará este serviço pra gente¿, declarou. Cerca de 500 agentes comunitários de saúde visitaram quase 90% da população no ano passado.

Um comentário:

  1. Oi Mateus, bacana essa noticia!
    To comentando no meu blog, e apontando um link pra ca, ok?

    Abracao!!

    ResponderExcluir